Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de setembro de 2012


o limiar da mente
Norma Santos e Homero Mattos Jr.



de: dr. otávio de almeida y almeida
para: dona cecília
enc. o limiar da mente

Prezada dona Cecília,

Acabo de sair de uma fulgurante palestra proferida pelo renomado ex--faquir e agora consultor de empresa indiano Chandrabrupta Prabash, a respeito de sua última lavra, qual seja: o livro “Até Onde O Saco Aguenta”. Fiquei tão encantado com a profunda sabedoria do senhor Prabash que decidi-me, impromptu, sem muito refletir, tomar a liberdade de compartilhar com a senhora uma das jóias do pensamento deste mestre da tolerância corporativa. Ei-la, a saber: “Chegamos à Lua usando apenas 10% da nossa capacidade mental.” Nâo é formidável isto? E se é assim, imagine a senhora o quê nós, humanos, não haveremos de fazer aproveitando 20% (ou até mesmo 15) do nosso cérebro!

Atenciosamente,
DrOtávio de Almeida y Almeida
_____________________________

de: cecília
para: dr. otávio
enc. FWD. o limiar da mente

MAS O SENHOR FALA CADA COISA HEIN SEU OTÁVIO? INCRÍVEL ESSA HISTÓRIA DOS DEZ POR CENTO PORQUE MEU PAI TINHA QUITANDA E EU SEI FAZER CONTA , PARA DIZER QUE É SÓ DEZ POR CENTO TEM QUE SABER QUANTO MEDE O PÉ DIREITO TODO E EU NEM SABIA QUE JÁ TINHAM MEDIDO TUDO. COMO É BOM CONVERSAR COM QUEM ENTENDE, PORQUE A MINHA FAMILIA, EU PERGUNTAVA E ELES RESPONDIAM O OPOSTO, TALVEZ ELES ME ACHASSEM SEM CULTURA E ENTÃO TIPO ASSIM EU NÃO MERECIA RESPOSTA, ALIAS, MEU MARIDO ERA POETA, E NUNCA SOUBE APRECIAR AQUELAS TARDES E NOITES LINDAS, DA ILHA PORCHAT, EU DIZIA VEM! VAMOS ANDAR E SENTAR AQUI NAS PEDRAS E APRECIAR A PAISAGEM DO MAR E SEU ARVOREDO, MAS ELE DIZIA NÃO, VAMOS PRA CASA ASSISTIR O REPÓRTER ESSO QUE ERA O JORNAL NACIONAL NA ÉPOCA. PODE UMA COISA DESSA? TALVEZ FOSSE A COMPANHIA TALVEZ ELE ´APRECIASSE’ A  NATUREZA COM ALGUMA SEREIA POR PERTO... VAI SABER...POR ISSO É QUE EU AINDA NÃO SEI SE O QUE ELE ESCREVEU, O ACROSTICO QUE ELE FEZ COM O MEU NOME, COM TANTO AMOR E PAIXÃO NÃO SEI SE FOI VERDADEIRO OU COISA DE POETA. DA SÓ UM TEMPINHO AÍ QUE EU VOU PEGAR LÁ E COPIAR PARA O SENHOR VER.
PRONTO, OBRIGADO POR ESPERAR. Ó A POESIA ERA ASSIM:

Caminhando  Carregando    Contive-me
Encontrei       Enorme         Embaraçado
Com             Cautela          Considerando
Indios           Inferi              Inerte
Lunáticos      Lógico           Livrar-me
Incendiando   Ia                  Instantaneamente
Aldeias          Amar             Agora                                       
...mas não deu. tudo que fiz foi gritar: Cecília! Cecília! Cecília!
seu, forever, Evandro

O QUE O SENHOR ACHA? SERÁ QUE ELE ESTAVA ME MENTINDO ESTAVA SÓ NOS DEZ POR CENTO OU SERÁ QUE ESTAVA NO LIMIAR COMO O SENHOR DIZ POR MINHA CAUSA? MAS DE VERDADE MESMO A GENTE NUNCA VAI SABER NÉ? POIS O SENHOR SABE QUE AS VEZES EU TENHO A IMPRESSÃO DE QUE QUANTO MAIS A GENTE VAI FUNDO MAIS NO RASO A GENTE CHEGA. POIS É EU TENHO MUITO DESSAS COISAS. DEVE SER O CLORO DA PISCINA KKKKKKKKKKKKKKKK..................................................
OBRIGADO POR ENGRANDECER OS MEUS FINS DE TARDE.
BJS
CECÍLIA
____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário